Filmes para emocionar e fazer pensar. Com este propósito, a 11ª Mostra O Amor, A Morte e As Paixões consolida-se perante o público como uma das maiores mostras de cinema mundial do Centro-Oeste brasileiro.
A Mostra foi criada em 2001 pelo diretor da rede Cinemas Lumière, Gerson Santos, e pelo professor de Cinema da Universidade Federal de Goiás, Lisandro Nogueira. Iniciando com apenas 17 filmes, já tinham o claro objetivo de formar público para a sétima arte.
Dezessete anos depois, a mostra conta com 114 filmes (105 longas e 9 curtas) de 36 países, distribuídos em 435 sessões (31 por dia), sendo 27 o número de estreias no Brasil. A mostra é um dos eventos culturais mais esperados pelo crescente e já cativo público goianiense.
Além das produções independentes realizadas em Goiás, incluindo a programação especial de comemoração dos 40 anos do Cineclube Antônio das Mortes, a mostra também traz os aclamados filmes de Hollywood.
Nessa 11ª edição contaremos com cópias novíssimas de dois clássicos de Fellini e vencedores e integrantes de seleções oficiais de festivais internacionais como os de Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, São Paulo e Rio de Janeiro.
Lisandro traz pra gente, mais uma vez, uma diversidade de gêneros e propostas estéticas cinematográficas que prometem acalorar debates, motivar reflexões, entreter, comover e inquietar seus espectadores.
Que essa Mostra é única e muito querida pelo público goiano, nós já sabemos. Agora vamos ver o que “O Amor, a Morte e as Paixões” nos reserva nesse ano de 2018.
Daniel de Oliveira e Carolina Jabor abrem 11ª Mostra O Amor, A Morte e As Paixões com filme “Aos teus olhos”
“Aos Teus Olhos”, filme da diretora Carolina Jabor que tem o ator Daniel de Oliveira como protagonista, abre a programação da 11ª Mostra O Amor, A Morte e As Paixões, no dia 07/02 (quarta-feira), às 21 horas, no Cinema Lumière do Shopping Bougainville.
Após a sessão, a diretora e o ator do filme convidam o público para um breve bate-papo.
Aos Teus Olhos
Dirigido por Carolina Jabor, o filme narra a história de Rubens (Daniel de Oliveira), um professor de natação infantil que um dia é acusado pelos pais de um aluno de ter beijado o filho deles na boca, no vestiário da escola. Quando a acusação viraliza nos grupos de mensagens e redes sociais, mesmo as pessoas mais próximas a Rubens, como a diretora da escola e um colega de trabalho, ficam em dúvida sobre suas ações e intenções.
A trama é inspirada pelo filme El Virus de la por, de Ventura Pons, e igualmente baseada na peça original, e conta ainda com Marco Ricca, Malu Galli, Luisa Arraes, Gustavo Falcão, Stella Rabello, Pedro Sol e Luiz Felipe Mello no elenco. A produção é da Conspiração Filmes, com coprodução da Globo Filmes e Canal Brasil, e distribuição da Pagú Pictures.
Financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 2013/2014) e da Lei do Audiovisual (Lei Federal nº 8.685/93), o filme conquistou os prêmios SIGNIS do 39º Festival de Havana; melhor direção no 25º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade; o prêmio Petrobrás na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e os de melhor longa de ficção pelo voto popular, melhores roteiro (Lucas Paraizo), ator (Daniel de Oliveira) e ator coadjuvante (Marco Ricca) pelo júri oficial da 19ª edição do Festival do Rio.
Convidados
Além de Carolina Jabor e Daniel de Oliveira, a mostra recebe os professores da USP Ricardo Musse e Ismail Xavier para uma das sessões comemorativas dos 40 anos do Cineclube Antônio das Mortes, no dia 09/02 (sexta-feira), às 17 horas.
Na semana seguinte, dia 16/02 (sexta-feira), às 21 horas, o ator e diretor Paulo Betti participa da sessão de seu filme “A Fera na Selva”. E o diretor goiano Daniel Nolasco, residente no Rio de Janeiro, participa do encerramento da mostra, exibindo seu longa-metragem “Paulistas”, dia 21 de fevereiro, às 20h30.
Quer saber mais sobre a mostra de 2018? Então veja aqui a programação completa da 11ª Mostra o amor, a Morte e as Paixões.
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site